The Witcher 3: Wild Hunt o jogo se passa no Continente, um mundo de fantasia fictício baseado na mitologia eslavônica. É cercado por dimensões paralelas e mundos extradimensionais. Humanos, elfos, anões, monstros e outras criaturas coexistem no continente, mas não-humanos são frequentemente perseguidos por suas diferenças. O continente está envolvido em uma guerra entre o império de Nilfgaard — liderado pelo imperador Emhyr var Emreis, que invadiu os Reinos do Norte — e Redânia, governada pelo rei Radovid V. Vários locais aparecem, incluindo a cidade livre de Novigrad, a cidade redaniana de Oxenfurt, a terra de ninguém de Velen, a cidade de Vizima (antiga capital da recém-conquistada Temeria), as ilhas Skellige (lar de vários clãs vikings nórdicos-gaels) e o reduto bruxo de Kaer Morhen.
O personagem principal é o Bruxo, Geralt de Rivia , um caçador de monstros treinado desde a infância em combate, rastreamento, alquimia e magia, e feito mais forte, mais rápido e resistente a toxinas por mutagens. Ele é auxiliado por seu amante, o poderoso feiticeiro Yennefer de Vengerberg, seu antigo interesse amoroso Triss Merigold, o bardo Dandelion, o guerreiro anão Zoltan Chivay,e o mentor bruxo de Geralt, Vesemir. Geralt é estimulado a agir pelo reaparecimento da filha adotiva dele e de Yennefer, Ciri . Ciri é uma Fonte, nascida com habilidades mágicas inatas (e potencialmente vastas); após a morte aparente de seus pais, ela foi treinada como bruxaria enquanto Yennefer lhe ensinou magia. Ciri desapareceu anos antes para escapar da Caça da Selva, um grupo de guerreiros espectrais liderados pelo Rei da Caçada Selvagem: o elfo Eredin, de uma dimensão paralela.
O jogo se concentra na narrativa, e tem uma árvore de diálogo que permite que os jogadores escolham como responder a personagens não-jogadores. Geralt deve tomar decisões que mudam o estado do mundo e levam a 36 possíveis finais, afetando a vida de personagens no jogo. Ele pode ter um relacionamento romântico com algumas das personagens femininas do jogo, completando certas missões. Além das principais missões, os livros oferecem mais informações sobre o mundo do jogo. Os jogadores podem iniciar missões secundárias depois de visitar o quadro de avisos de uma cidade. Essas missões secundárias incluem Contratos bruxos (missões elaboradas que exigem que os jogadores cacem monstros) e missões de Caça ao Tesouro, que recompensam jogadores com armas ou armaduras de alto nível.O mundo aberto do jogo é dividido em várias regiões. Geralt pode explorar cada região a pé ou por transporte, como um barco. Roach, seu cavalo, pode ser convocado à vontade. Os jogadores podem matar inimigos com sua espada enquanto montam Roach,mas uma presença inimiga pode assustar o cavalo e desbanco Geralt. Pontos de interesse podem ser encontrados no mapa, e os jogadores recebem pontos de experiência após completar mini-missões nessas regiões. Os jogadores podem descobrir Places of Power para obter pontos de habilidade adicionais. Outras atividades incluem corrida de cavalos, boxe e jogos de cartas; a mecânica de jogo de cartas foi mais tarde expandida para um jogo autônomo, Gwent: The Witcher Card Game.